quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Você costuma dizer que tudo é zen, então porque é que se tem que praticar?

Mestre Deshimaru: O único conhecimento que a maioria das pessoas têm do Zen é através de livros ou das artes marciais ou ikebana (arranjos florais) ou chado (cerimônia do chá). Essas coisas fazem parte do Zen, assim como todo fenômeno é parte de Zen, e até papel higiênico é zen. Mas se você não tem a experiência do zazen você vai entender nada de Zen, porque zazen contém o espírito do zen. Sem isso, o resto não tem nada a ver com o zen. A essência do Budismo é a prática do zazen. Mas muitos acadêmicos dão aulas sobre o Zen da maneira mais erudita e correta, mas eles não têm nenhuma experiência do zazen, porque são professores e monges. Se você tiver um vidro cheio de líquido você pode discorrer o tempo todo sobre as suas qualidades, discutir se está frio, morno, o que é realmente verdade e se é composto por H2O ou água mineral ou saquê. Zazen é bebê-lo. Um dia, um cego passou os braços ao redor da perna de um elefante e concluiu que ele estava segurando um tronco de árvore quente. Do ponto de vista do cego, não estava errado, mas também não era a verdade. Os puramente acadêmicos estão fora da Realidade e da Essência. É apenas quando você alguma vez tenha entendido a essência do Zen é que você pode dizer que tudo é Zen. Você pode ter uma compreensão intelectual do que se entende por concentração, "aqui e agora," a filosofia do espaço-tempo, sem fins de ganho, e não-dualismo. Mas a verdadeira essência é a meditação, que consiste em olhar para si mesmo por dentro. Tudo o que eu lhe ensino é o método para você poder usar para compreender a si mesmos, para responder a pergunta, o que é o eu? Sem a prática do zazen não há Zen. Se você praticar zazen, toda a sua vida torna-se Zen, o papel higiênico torna-se Zen. Mas sem zazen, Zen não é nada! Um belo templo, onde as pessoas não praticam, é um templo para os turistas, para cerimônias, um cemitério. Sem a meditação zazen, os livros sobre Zen são inúteis. Mas se você praticar zazen, com ou sem um templo, é verdadeiro Zen, mesmo se você não for um monge, mesmo se você estiver dentro de uma prisão. Zazen é respiração correta, estado de espírito coreto, postura correta. Ele não está parando pensamentos, mas deixando-os passar, sempre voltando para a postura para que a postura de não se desfaça. Se você se concentrar na respiração e postura, a atitude da mente automaticamente vem certa e a sabedoria se manifesta de forma inconsciente.

P. É possível falar de progresso na prática do zazen?

Mestre Deshimaru: Se você pratica todo dia, todo dia é um progresso. A mente está sempre mudando. Se você praticar zazen apenas uma vez, aquela uma vez é um progresso. Mas o progresso que quero dizer não tem nada a ver com os passos de uma escada que leva ao satori no topo. Se você começar a praticar zazen, aqui e agora, você pode se tornar como Buda, como Deus. Não há graus. O verdadeiro Zen coincide com cada pessoa aqui e agora. Se você estiver realmente sem nenhum objetivo ou desejo de ganho, realmente mushotoku, então você percebe Buda, Deus. Mushotoku é extremamente difícil de praticar na vida cotidiana, mas durante o zazen, quando você não está tentando obter alguma coisa, quando você não está dizendo, "Eu preciso ter a experiência do satori, devo tornar-me saudável, devo me tornar Buda, talvez eu seja agora”, então você pode saber o que é mushotoku. É difícil abandonar o ego, mas se você começa a praticar zazen você pode se tornar mushotoku. Porque é que Cristo, Buda e todos os santos e sábios são grandes? Porque abandonaram o ego. Jesus e Xaquiamuni foram homens, mas eles abandonaram seus egos e se tornaram mushotoku, e então tornaram-se Cristo e Buda. O zazen dos jovens não é o mesmo de pessoas de quarenta, cinquenta, sessenta anos de idade. Não é uma questão de progresso. Quando você é jovem, você deve viver uma vida jovem. É o mesmo com a postura dos homens e a postura das mulheres: elas são diferentes. Todo o zazen é diferente. Portanto, você deve encontrar o seu próprio zazen. Você deve encontrar seus pontos ruins. Quando eu corrijo posturas, eu vejo algumas pessoas se inclinando de um jeito e outras de outro jeito. Quando eu olho você de costas, vejo o que não está equilibrado, ainda que você possa se sentir muito confortável na sua postura. Mas você deve se corrigir e eliminar os pontos ruins. Se você puder encontrar você mesmo a sua atitude correta, então você terá uma original!

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